Timeline

TRIO QUINTINA, surge no final do ano de 1997, tendo feito a sua estreia em março de 1998 no bar Empório São Francisco em Curitiba. Essencialmente o nome quer transmitir a ideia da multiplicidade de 5 em 3. Cinco elementos musicais (violão, guitarra, flauta, percussão e voz) executados por apenas três músicos.

Lança seu primeiro CD intitulado “A Caixinha Mágica”, contendo somente composições próprias. O show de lançamento, realizado no Teatro Paiol, foi gravado e posteriormente apresentado pela TV Educativa do Paraná.

Lançamento do segundo CD, chamado de “Ao Vivo Puro”, no teatro Paiol. Um álbum duplo gravado ao vivo somente com releituras de grandes compositores brasileiros. Disco que recebeu o Prêmio Saul Trumpet – Melhores da Música Paranaense na categoria melhor CD de MPB.

-Após o lançamento o Trio Quintina parte para uma turnê itinerante pela América Latina, durante três meses, percorrendo Uruguai, Argentina e Chile.

Novamente no Paiol o Trio lança o seu terceiro CD, “Balaio da Menina”, gravado através da lei municipal de incentivo à cultura. Com 15 novas canções o trabalho contou com a participação de Vicente Ribeiro na produção musical, Paola Faoro no projeto gráfico e Gilson Camargo na fotografia, além de vários músicos curitibanos. Também foi eleito pelo Prêmio Saul Trumpet – Melhores da Música Paranaense,  na categoria melhor grupo de MPB do ano de 2002.

Em junho de 2002, o grupo parte para mais uma turnê independente, agora por vários países da Europa e tocando principalmente nas ruas, o que lhes rendeu muitas experiências, histórias para contar, além de todos os CDs vendidos e um grande reconhecimento por parte de quem teve a sorte de cruzar seu caminho.

Lança “Para-dias de chuva”, seu quarto CD independente contendo 14 novas composições que mostram ainda mais o amadurecimento musical do grupo. Desta vez em um único grande show para 700 pessoas no Teatro da Reitoria, em Curitiba.

Comemorando 10 anos em atividade o Trio faz uma curta temporada de shows no Teatro da Caixa Cultural em Curitiba, presenteando os fãs com uma coletânea em formato DVD.

Retornando ao Paiol o grupo lança seu quinto CD independente, “Quintina Orquestra Trio”, distribuído pelo selo Sete Sóis de SP. O lançamento também teve shows no Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, e no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo.

O grupo estreia um novo espetáculo chamado CYRK – O Circo Musical do Trio Quintina, um show cênico-musical totalmente diferente de tudo que o grupo já havia criado. Um sucesso projetado para o teatro Paiol. Em agosto de 2011 o grupo faz nova temporada para lançar o DVD do show gravado ao vivo. O mesmo espetáculo é apresentado em São Paulo no ITAÚ Cultural, no Festival de Inverno do Sesc Rio de Janeiro, na Virada Cultural em Curitiba – 2012, além de várias outras cidades.

Completando 15 anos de carreira os 3 Quintinos comemoram com o lançamento de uma nova coletânea em formato de Box triplo com 2 CDS + 1 DVD intitulado “Trio Quintina – 3 Ciclos”.

Em 2014 o grupo cria mais um espetáculo cênico-musical intitulado “Samba Erudito”, desta vez sobre a obra do compositor Paulo Vanzolini, através do edital para a programação do Teatro Paiol. Este show teve como convidada a cantora Virgínia Rosa e ainda a participação de Christian Schwartz, co-autor do projeto e músico, e de Marcio Abreu e Nadja Naira na Direção Cênica.

Lançamento do DVD “Trio Quintina Orquestra – Música Brasileira Progressiva”, que contou com a participação especial de Rubi, Roseane Santos e Daniel Migliavacca.

– O trio realiza ainda mais 3 turnês pela Europa (2013, 2014 e 2015), passando por vários países como França, participando do Festival do Clube do Choro de Paris e na Casa do choro de Toulouse. Em Rotterdam, na Holanda, fazendo workshop e show na reconhecida EPM. No Clube do Choro de Londres, na Inglaterra, além de concertos na Suíça e Alemanha.

Em 2018 o trio lança o álbum “Tributo a Billy Blanco” com a cantora Lais Mann, amiga pessoal e intérprete da obra deste grande compositor, precursor da bossa-nova, considerado um dos pilares da história da Música Popular Brasileira.

-Em agosto de 2018 o Trio realizou o show “Despedida” no Teatro Paiol, mesmo palco do lançamento do 1° CD do grupo – “A caixinha mágica” em 1998 – e de vários outros trabalhos do Trio. Este show marcou o encerramento de um ciclo de 20 anos de atividades ininterruptas. Foi apenas uma pausa nas atividades, já que um dos seus integrantes, Gabriel Schwartz, está no Canadá cursando mestrado em composição na Universidade de Montreal.

O registro do show “Despedida” realizado no Teatro Paiol em 2018, originou o álbum digital do Trio Quintina batizado de “Reencontro”, com a participação dos convidados Christian Schwartz, João Marcelo Gomes, Luis Rolim, Roseane Santos e Lais Mann. Com a finalização deste material o Trio Quintina se reencontra e segue sua carreira, mesmo à distância, numa realidade completamente diferente e inimaginável a dois anos atrás.

“PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA E DO MINISTÉRIO DO TURISMO.”

Tour comemorativa dos 25 anos de carreira do grupo, em breve mais informações.

[jr_instagram id="1"]